Como funciona o algoritmo do Instagram

Inicialmente, quando o Instagram surgiu, funcionava cronologicamente. Isto é, as publicações/posts eram apresentadas aos utilizadores de acordo com a ordem em que foi publicada. Atualmente, o objetivo do algoritmo é que o utilizador encontre aquilo que deseja em primeiro lugar, de forma a que as publicações consideradas mais relevantes pelo mesmo, apareçam em primeira instância.

Este algoritmo funciona de acordo com 3 fatores: temporalidade (conteúdo recente), engajamento (número de interações) e relacionamento (conteúdo das contas mais vistas por si).

 

A Make It Digital preparou 5 dicas, de forma a que todos possamos estar preparados para este algoritmo.

 

  1. Publicar com regularidade

Quando passamos mais de um mês sem publicar somos penalizados pelo algoritmo, para além de aumentarmos a possibilidade de perda de seguidores. Ficar inativo para o Instagram, é não produzir conteúdo, o que para a plataforma torna-se um “mau” utilizador. Se não partilhar conteúdo durante muito tempo, poderá deixar de aparecer quando posteriormente publicar.

Publique com frequência! É preferível ser constante do que publicar durante um mês e parar.

 

  1. Publicar no horário de “ouro”

Publicar num horário em que os utilizadores estão mais ativos é fundamental para garantir o engajamento inicial da publicação. Ou seja, quanto maior a interação inicial, maior é o alcance da publicação. Escolha as melhores horas para publicar (depende também do tipo de mercado, do tipo de publicação e do tipo de público):

– 1º das 21h às 23h

– 2º das 17h às 20h

– 3º das 8h ás 12h

 

  1. Instagram Stories

O Instagram Storie pela sua complexidade permite-lhe um maior contacto e mais frequente, com os seus seguidores. Esta funcionalidade conta, cada vez mais, com um elevado número de recursos, e convém ser-se ativo na mesma, pois também contém um algoritmo próprio que funciona de forma semelhante.

Publique conteúdo mais espontâneo e imediato, de forma a atrair novos seguidores.

 

  1. Não comprar seguidores.

Isto não é uma opção! Se o seu objetivo é obter interação por parte dos seguidores, se os comprar não terá qualquer feedback dos mesmos. Procure seguidores genuínos, que o sigam pelo seu conteúdo e que com isso, interajam.

 

  1. Responder aos comentários

Não basta criar bom conteúdo, ou incentivar os seguidores a porem likes ou a comentarem, se depois a resposta é nula. O incentivo é uma boa estratégia, mas a resposta é igualmente importante. Os seguidores não gostam de falar sozinhos. Quando alguém comenta uma fotografia, o algoritmo reconhece interesse na publicação. Posteriormente, o seguidor abandona a fotografia, mas quando nós respondemos o mesmo volta à publicação, o que permite que o Instagram valorize a tua publicação.

Por estas razões, responda sempre aos comentários e de preferência não ultrapasse os 60 minutos após o comentário.

 

Leu com atenção a importância de compreender como funciona o algoritmo do Instagram? Esperemos que estas 5 Dicas MID o ajudem futuramente. A Equipa de Marketing da MID nunca se esquece do algoritmo, e está à sua disposição!

 

 

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