(Português) Como utilizar o Design de Usabilidade para gerar mais leads?
A geração de leads é algo muito falado nos dias de hoje, principalmente no mundo online. Criar boas estratégias para a obtenção de leads é algo que deve ser estudado e testado, não só a nível de marketing digital, mas também de web design.
A Make It Digital preparou quatro dicas que deve ter em conta na estratégia do design de usabilidade, que poderá fazer a diferença no número de leads/clientes.
1. Utilização de Call-to-Actions (CTA)
A utilização de “call-to-actions” é bastante importante para a construção de um website. Melhor ainda é a sua correta implementação no layout. Todos os call-to-actions têm um objetivo e se forem bem trabalhados podem ser das melhores ferramentas para se conseguir um potencial cliente.
Com o primeiro impacto na página “Home”, o utilizador deve deparar-se com um “CTA” que seja direcionado para o contacto. Ao longo da página devem ser colocados vários pontos de contacto/CTAs, visto que o utilizador já esta informado sobre o produto/serviço e está pronto para proceder ao contacto/compra.
2. Cores
A escolha das cores é muito importante, tanto nos call-to-action como no layout em geral. Têm de fazer sentido e causar impacto para o utilizador.
É importante que a cor escolhida se destaque do restante layout. Este truque faz com que o utilizador dê mais atenção ao botão do que propriamente ao que está adjacente ao mesmo. Inconscientemente irá sentir uma vontade de clicar.
3. Posição
O local/posição é uma das estratégias mais importantes para que o call-to-action funcione. Sabe-se que os utilizadores têm vícios quando navegam na web.
Tendo em conta alguns estudos realizados, sabe-se que o utilizador europeu lê a informação em web da esquerda para a direita em forma de “T” ou “F”. O “CTA” tem de estar acompanhado do grande titulo do site visto que este será lido certamente.
4. Pós clique
O comportamento do “CTA” após o clique tem de ser breve, eficaz e direcionado para o que é pretendido. O utilizador em web é “preguiçoso” e não quer perder muito tempo.
Tendo em conta que o pretendido é a geração de leads, o “CTA” deve levar o utilizador para um formulário simplificado, para que este não desista do contacto e o seu negócio ganha mais um potencial cliente.
Aqui estão algumas estratégias que poderão marcar a diferença no seu website e consequentemente, nos seus potenciais clientes. A Make It Digital poderá ajudá-lo a delinear todas as estratégias, de forma a potenciar o seu principal objetivo – obtenção de leads.