Como ter mais brand awareness no digital

As pequenas e médias empresas precisam de ter uma presença digital e fortalecer a sua brand awareness. Mas como o podem fazer? Conheça alguns passos que pode tomar para que conheçam mais a sua marca.

Para quem é empresário ou empreendedor, todos os dias ouve falar de marketing digital. Que o website tem de ser mais inovador, que colocar anúncios no Facebook é muito bom para as vendas, que o Instagram deve ter fotos bonitas.

Para os profissionais de marketing digital, estas ideias podem estar certas ou erradas, dependendo do objetivo do negócio e da forma como se posiciona no mercado. No fundo o que os empresários querem é que se venda muito do seu produto e para tal as pessoas têm de conhecer esse produto.

É neste panorama que entra a ideia de Brand Awareness (brand=marca , awareness=consciência de que algo existe). O brand awareness diz-nos se o público-alvo conhece a sua marca, se sabe quais os valores da mesma e se se identifica com ela. Se houver conhecimento e identificação, mais fácil é o público-alvo comprar o seu produto ou serviço.

Este é um dos pontos que algumas empresas tropeçam. Dizem-lhes que o digital é perfeito para chegar aos potenciais compradores e que por 10€ por semana, põem-se uns anúncios a funcionar e as vendas arrebentam. Contudo, o brand awareness envolve uma estratégia planeada e definida com resultados e métricas concretas.

 

Assim, partilho algumas estratégias no mundo digital que pode utilizar para começar a criar brand awareness para o seu negócio:

 

Criar uma pegada digital

A pegada digital é dizer “eu estou no digital”. Para tal, é necessário criar como se fosse um cartão de cidadão. Para além do website, criar uma presença no Google é relevante para que pesquisem pelo seu negócio.

Utilize a ferramenta Google My Business criando um perfil para a sua empresa. Preencha dados como morada, número de telefone e e-mail para que o primeiro passo da sua identidade de marca seja criada no digital.

 

Aposte no conteúdo

Se alguém o procurar, em que sítio vão chegar? Ter o seu próprio website, com uma apresentação do negócio e dos serviços, bem como um formulário de contato, é indispensável. O portal não tem de ser futurista, tem é de ser adequado à sua marca, aos seus valores e à mensagem que quer passar.

Para melhorar o conteúdo, deve pensar em SEO, links, formulários e responsiveness do website. O conteúdo é determinante para ter uma boa pegada digital. E se o conteúdo não estiver bem alinhado e pensado, a sua marca será confusa para o cliente e não sentirá confiança em si para resolver o seu problema.

 

Publicar e interagir

No que toca a redes sociais, há que pensar na publicação e interação. Coloque questões ao seu público, seja criativo no copywriting e prime pelas imagens de boa qualidade. Além disso, responder a questões é uma boa forma de mostrar ao público que é uma marca real, com pessoas e que se preocupa com o cliente.

Medir a interação (ou engagement) é ideal para aferir o seu brand awareness. Se clicam no que publica, é porque há interesse. Se comentam é porque têm ainda mais interesse. Se você responder, há uma relação que começa a ser criada e pode gerar numa venda.

Uma página com publicações e interações é uma página que tem um bom nível de brand awareness. Por isso, é importante ter uma estratégia nas redes sociais com foco na publicação e na interação.

 

Alavancar através da performance 

Depois de ter uma presença digital mínima, há que potenciá-la.

As ferramentas de performance, como campanhas de digitais através de Facebook Ads ou Google Ads, ajudam a chegar a potenciais clientes que ainda não conhece. São métodos que lhe permitem ter alcance e medir o investimento feito em aquisição de clientes.

Uma estratégia de performance pode ser implementada por qualquer negócio, mas devem ser feitas por profissionais. Sabe quantos cliques são feitos nos anúncios? Definir públicos-alvo? Analisar e ajustar orçamentos por campanha? Ter um profissional ao lado nesta matéria é um investimento que vale a pena.

A Make It Digital é Google Partner neste campo, tendo conhecimento especializado nas ferramentas Google Ads e Facebook Ads. Analisam o seu negócio e definem consigo quais os seus objetivos e implementam campanhas que lhes permitam chegar aos resultados pedidos.

 

Ter um plano e ter métricas

Num plano de marketing, nada se faz sem duas coisas: objetivos e métricas.

Os objetivos permitem saber para onde caminha e as métricas permitem-lhe saber ao dia de hoje como está a correr esse caminho.

As campanhas digitais devem ser feitas mediantes objetivos e as métricas a analisar devem ser definidas logo no princípio, para que saiba analisar o que está a fazer bem e o que pode melhorar.

O brand awareness pode ser assim comparada de trimestre em trimeste ou em diferentes categorias, pois consegue ter dados que lhe permitam perceber quais os próximos passos a dar.

 

Rita Amaral já conhecida por todos nós, é uma Millennial de Lisboa. Trabalha em Marketing na componente de Relações Externas, desenvolvendo parcerias e gerindo projetos. Adora “fazer acontecer” e por isso, trouxe-nos mais um artigo, desta vez sobre Brand Awareness. Refere ainda que, para uma empresa ter mais brand awareness, tem de se dar a conhecer a potenciais clientes. Não basta apenas investir em anúncios e esperar pelo melhor. Se implementar estes diversos passos, cria um sistema para o utilizador o poder encontrar na Internet ou nas redes sociais, aceder à sua página, consultar os seus produtos ou serviços e comprar os mesmos. Com um profissional ao lado para o ajudar em cada um destes passos, terá uma estratégia de marketing digital que cria bons resultados para o seu negócio.

 

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