Como melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa

Primeiramente, é importante perceber que ter um website não é garantia suficiente para obter sucesso. Ou seja, se o website não estiver visível nos motores de pesquisa, os utilizadores não têm acesso ao mesmo.

É necessário definir estratégias, de forma a alcançar o melhor posicionamento possível, e consequentemente, destacar-se da concorrência.

O termo SEO significa Search Engine Optimization (otimização para os motores de pesquisa) – e caracteriza-se como um conjunto de métodos de otimização para websites, blogs e landing pages. Ou seja, são essencialmente, os resultados não pagos dos motores de pesquisa, que fazem o seu website estar visível no online sem custos. Para conseguir estar nas primeiras páginas, e com isso, ser uma das primeiras escolhas dos consumidores, é necessário que tenha alguns pontos em consideração. Dessa forma, poderá obter um maior número de leads, clientes, vendas e faturação.

 

A Make It Digital preparou 6 Dicas MID essenciais para o SEO:

 

  1. Qualidade do conteúdo

O algoritmo dos motores de pesquisa dá elevada importância ao conteúdo que é publicado e transmitido aos leitores. Disponibilizar conteúdo de qualidade, especificamente sobre o conteúdo do seu website, poderá garantir-lhe credibilidade, não só para os leitores, mas também para os motores de pesquisa. Nesta fase, é importante definir o seu público e adaptar-se à linguagem do mesmo. Poderá criar uma identidade para os textos, para que os leitores possam reconhecer a sua marca pelo conteúdo que coloca. Seja objetivo e claro.

 

  1. Tamanho do texto

Produzir textos muito grandes, não irá, necessariamente, colocá-lo no topo da página. A verdade é que isso também depende muito do leitor, e do quanto ele estará disposto para ler o conteúdo, mesmo que seja um tema que lhe interesse. É importante sermos claros e objetivos. Não coloque informação que canse, que seja repetida ou que sirva apenas para alongar o texto. O texto deve ter o tamanho que o mesmo “merece”.

Segundo alguns estudos, o número ideal de palavras para um texto está entre 1.000 e 2.500.

 

  1. Title tag

Este é o título que o utilizador terá acesso ao aceder ao seu website. É neste título que é definido, para o utilizador, o grau de interesse do mesmo. Com isto, o título deve ser criativo, de forma a criar curiosidade ao utilizador, deve identificar vantagens para a leitura, e principalmente, deve conter a palavra-chave principal.

 

  1. Palavras-chave

As palavras-chave são definidas com base no seu negócio, e nos termos de pesquisa dos utilizadores. Ou seja, é importante fazer um bom uso das palavras-chave dentro do conteúdo do website. Fazer uma pesquisa sobre as palavras-chave mais utilizadas no mercado em atuação é essencial, porque assim poderás estar em primeiro quando os utilizadores pesquisam segundo esses termos populares.

 

  1. Meta description

A meta description é um código que tem como função informar o utilizador qual o conteúdo abordado na presente página, e com isso, incentivá-lo a lê-lo. Isto influencia em grande escala, a taxa de cliques do website. Por isso, é essencial ter em conta alguns pontos como: a utilização da palavra-chave principal do negócio; redigir um resumo do conteúdo de forma a segmentar o mesmo e incentivar o utilizador à leitura; não ultrapassar os 150 caracteres.

 

  1. Imagens

As imagens não são reconhecidas pelos motores de pesquisa, o que por isso, é necessário colocar algo que indique aos mesmos, o contexto e conteúdo da imagem. Isto é feito através do nome do arquivo (deve ser separado por hífen pois o google não lê espaços); o alt texto (explica ao motor de pesquisa o que é a imagem e ao utilizador, no caso de a imagem não aparecer); o tamanho da imagem (imagens pesadas podem prejudicar o carregamento da página); entre outros.

 

Estes são alguns pontos fundamentais para poder melhorar o seu posicionamento na pesquisa orgânica, e dessa forma, estar no topo e destacar-se da concorrência. A Make It Digital pode ajudá-lo!

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