O que analisar numa campanha digital?

Na Make It Digital a nossa equipa tem uma máxima que diz “A Vantagem do Digital é que o mesmo é Mensurável”. E de facto é uma máxima que cumprimos e que gostamos de levar à letra.

Em toda e qualquer campanha que esteja a decorrer nos vossos projectos ou empresas, tenham a certeza que a mesma está a ser analisada, e acima de tudo se essa análise está a ser realizada correctamente.

 

Nesta Dica, queremos dar-vos uma checklist de KPI’s (Key Performance Indicators) essenciais que devem ser controlados com uma periodicidade constante (preferencialmente diária) de forma a que as vossas campanhas digitais (Redes Sociais, Google, Email Marketing, SMS Marketing e outros) tenham o retorno esperado. O não olhar para estes KPI’s faz com que a campanha tenha o mesmo resultado de uma campanha offline, onde a mensuração dos resultados é mais limitada e dificilmente irão perceber o comportamento dos potenciais clientes.

 

Deixamo-vos 5 dos 10 KPI’s Essenciais:

 

– O que são Cliques?

O número de cliques numa campanha digital são uma métrica eficaz para medir o comportamento da mesma. O facto de se conseguir identificar se os cliques dos utilizadores vieram de anúncios, de email, ou de outros links para o website, permite que se consiga identificar que meio de comunicação está a ter uma melhor performance.

 

– O que são Impressões/Pageviews

Ao contrário dos cliques, uma impressão/pageview de uma campanha digital não gera necessariamente um utilizador novo no website. Uma impressão/pageview é a quantidade de vezes que o anúncio é mostrado ao utilizador impactado pela campanha, quer seja no feed das redes sociais, quer seja numa pesquisa nos motores de pesquisa. Por exemplo, um anúncio pode ser pesquisado 100 vezes (originando 100 impressões) e ser só clicado 1.

 

– O que é CTR – Click Trough Rate 

É a métrica que permite ver a eficácia dos anúncios das campanhas digitais comparando impressões e cliques (CTR=(Cliques/Impressões)*100).. Quanto maior o CTR de uma campanha melhor será a performance do anúncio e mais atractivo para o utilizador final.

 

– O que são Utilizadores Únicos

Um indicador importante que deve ser analisado na comunicação digital é a individualidade do utilizador. Devemos perceber se no nosso website temos pessoas repetidas ou se todas as pessoas que nos visitam são novos utilizadores.

 

– O que é a Bounce Rate

O que acontece aos utilizadores quando visitam o website? Ficam muito tempo? Saem logo na primeira página? O Bounce Rate é um indicador simples e eficaz que nos diz a percentagem de pessoas que visitaram a primeira página e saíram sem mais nenhuma interacção. Quanto maior a Bounce Rate, pior para a performance do website.

 

Estes são alguns dos KPI’s que a equipa Make It Digital segue diariamente para os seus parceiros e clientes. Na próxima Dica iremos falar sobre KPI’s relacionados directamente com o custo de campanhas digitais.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Abrir Chat
Podemos ajudar? Estamos no WhatsApp
Olá! Podemos ajudar? :)