Marketing Digital na sua empresa: 5 passos para começar

 In mid-Academy

O Marketing Digital mudou muito o mercado atualmente. Criou novas profissões e mudou o relacionamento entre empresas e pessoas.

Para quem tem um negócio, já ouviu certamente falar de Marketing Digital e da sua importância. É interessante ver como o Marketing Digital mudou a própria forma de os negócios funcionarem e a ter mais clientes.

Antes a localização era um factor essencial para o seu negócio: se tem uma loja com elementos de costura, é possível que os seus clientes fossem de bairro e tivessem de saber que o seu negócio existe. Contudo, com a Internet e os motores de busca, as pequenas e médias empresas conseguiram evoluir o seu negócio para chegar a mais pessoas, a todo o mundo.

É por isso que se percebe como as pequenas e médias empresas portuguesas estão preocupadas quanto ao Marketing Digital. Sabem que há empresas que metem uns posts nas redes sociais e conseguem ter mais clientes. Sabem que estar na “primeira página do Google” é um objetivo comum a todos e que se lá chegar é sinónimo de sucesso.

Contudo, não sabem o que fazer e como o fazer para terem resultados semelhantes.

 

Assim, por onde começar a aprender Marketing Digital?

Primeiro, é necessário desconstruir o conceito. O Marketing Digital é uma forma de fazer marketing, a par das que sempre existiram. No fundo, o Digital traz novas ferramentas e técnicas à base fundamental do marketing e por isso devem ser aprendidas consoante o objetivo de vendas da empresa.

Depois é preciso compreender que o Marketing Digital é como o Marketing: existem mil formas de fazer errado, mas umas poucas forma de fazer corretamente.

Este é o primeiro passo que deve tomar como dono de negócio: as técnicas de Marketing Digital a aplicar devem ser aquelas que funcionam para o seu negócio, o seu produto, a sua estratégia, o seu preço.

 

Ao partir desta ideia, siga estes 5 passos importantes:

 

1 – Perceber o que é o Digital.

Antes de sequer pensar na primeira página do Google, deve entender o que é Google e este meio digital. O primeiro passo que deve dar é aumentar a sua literacia digital.

Para perceber esta nova forma de fazer marketing, deve perceber como funciona a internet. Não estamos a falar de computadores ou softwares, mas sim como é que os motores de busca e as páginas online funcionam. Deve perceber como as pessoas procuram e o que os famosos algoritmos valorizam quando a sua página é escolhida dentre milhares sobre o mesmo tema.

 

O Workshop de Marketing Digital da Make It Digital é um workshop gratuito presencial para ajudar as pequenas e médias empresas a iniciarem a sua jornada na literacia digital.

Se preferir uma solução online, o Atelier Digital da Google pode ajudá-lo a ter mais conhecimento através de vídeos gratuitos.

 

2 – Conhecer o mercado (ou marketing)

Tirar uns dias para ler sobre marketing tradicional não o faz perder tempo neste campo. Sendo o Marketing a ciência que estuda o mercado, é importante perceber a base desta área. Como se define um público, como chegar ao preço de venda, como idealizar e organizar uma campanha, como trabalhar com a área de vendas, como interpretar um briefing.

Estes conhecimentos devem ser transversais ao CEO e aos diretores da empresa, para que entendem a importância do marketing como ferramenta fundamental na organização. Nas pequenas organizações, é importante perceber como usar o marketing a seu favor no dia-a-dia e como rentabilizar o pouco investimento no mesmo. Assim, saber o que é o marketing e qual o seu propósito é um bom ponto de partida.

 

3 – Criar a sua presença online

Por esta altura, já pode começar a inteirar-se do que se trata o Marketing Digital.

Neste aspeto, deve pensar na sua presença digital: ter um nome, criar uma marca, um website, uma caixa de e-mail para contactos (Gmail, por exemplo), perfis nas principais redes sociais (pelo menos Facebook e Instagram).

Lembre-se que estes canais devem ser preenchidos com: nome da marca, logótipo, descrição do negócio, morada, número de telefone, e-mail e fotografias profissionais. Este trabalho inicial é crucial para que tenha uma presença uniforme. Mesmo para pequenas lojas online ou para websites de serviços, a Make It Digital tem soluções adequadas a cada caso.

Em simultâneo, deve pensar na criação de conteúdos para alimentar a sua presença.

 

4 – A criação de conteúdos

Este é o ponto que a maioria dos empresários quer chegar: “qual é o melhor post do Facebook que posso fazer? Qual a melhor hora para postar? O que preciso de escrever para ter a primeira página do Google?”.

Todas estas questões são relevantes para quem está a começar. Se fez as três fases anteriores, provavelmente já tem conhecimentos para responder a algumas das questões que tem colocado.

Os conteúdos são a resposta para que encontrem a sua página e uma venda possa acontecer no futuro. Nesta fase, a sua equipa de Marketing poderá ajudá-lo a desenvolver o conteúdo em várias plataformas: escrever as melhores páginas para o seu website, publicar copys para publicações em redes sociais, redigir uma newsletter mensal para manter o contacto com os seus clientes.

Esta equipa deve ser profissionais contratados ou uma agência focada nas suas necessidades. Estes têm conhecimentos técnicos que lhes permitem trabalhar conceitos como SEO, keywords e call-to-action. O seu trabalho regular e consistente é aquilo que as empresas devem apostar.

 

A palavra-chave é paciência: a estratégia deve ser aplicada de forma consistente e deve medir os resultados no curto e longo prazo. Não espere resultados passado um mês, mas sim passado um ano. 

 

5 – A captação de leads (as vendas propriamente ditas)

Por último, pode evoluir o seu marketing digital para um outro patamar. Quando já tem tudo montado, como rentabilizar o seu trabalho e converter clicks em vendas?

O que precisa é de ter uma estratégia de captação de leads (contactos de potenciais clientes). Essa estratégia contempla várias interações que um potencial cliente tem consigo, desde procurá-lo no Google, a passear pelas suas páginas, a preencher um contacto num formulário até o cliente efectivamente pagar-lhe pelo seu serviço ou produto.

Muitas empresas querem começar pelo último ponto, achando que injetar dinheiro em anúncios pagos é a melhor estratégia de obter resultados.

Conteúdo, estas ações apenas funcionam dentro de uma estratégia previamente definida e com objetivos muito específicos. Sem noção de como funciona sequer o Google ou a Internet, como podemos esperar que 100€ por mês tragam resultados interessantes?

É aqui que a Make It Digital o pode ajudar. Esta equipa de profissionais analisa a sua presença online e cria campanhas específicas para rentabilizar os seus investimentos e convertê-los em resultados concretas (vendas, dinheiro para si).

 

Estes passos são determinantes para que a sua empresa comece a trabalhar Marketing Digital e possa recolher frutos para o seu negócio. Começar do simples até ao mais complexo vai-lhe dar maior noção da realidade do seu negócio e do mercado, permitindo tomar melhores decisões.

Comece a criar a sua presença digital e conte com profissionais para o ajudar nas tarefas mais complexas e específicas.

 

Rita Amaral é uma Millennial de Lisboa. Trabalha em Marketing na componente de Relações Externas, desenvolvendo parcerias e gerindo projetos. Adora “fazer acontecer”, pois adora operacionalizar qualquer ideia. O bichinho do Jornalismo continua presente, já que escreve no seu blog, no Linkedin, no Medium e alguns portais especificamente dedicados ao Marketing.

Hoje ela decidiu escrever sobre o Marketing Digital, de forma a ajudar todos aqueles que ainda não se converteram a este mundo digital, que está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. No Marketing Digital, existem vários planos, acções e ferramentas que pode tomar. Por onde começar? Este artigo pode ajudá-lo.

 

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