Como utilizar o digital para o seu negócio.
A digitalização está a ocorrer de forma rápida em várias empresas. As novas tecnologias resumem a sociedade atualmente em que vivemos: a sociedade digital.
Tudo o que fazemos atualmente tem algum dispositivo, aplicação ou equipamento digital. É só pensarmos se vivemos sem telemóvel ou o que faríamos um dia sem wi-fi. No mundo empresarial, basta ver os crescentes exemplos de empresas que começam a adaptar os seus serviços para o digital. Nota-se que agora muitos serviços têm aplicações para que os seus clientes possam ter acesso aos seus serviços ou produtos através do mobile. Há também a preocupação de ter um website para dar maior credibilidade à empresa e para dizer “sim, eu existo no digital”.
Assim, surge a pergunta: porque devo estar online?
A presença online é determinante na era onde vivemos.
A transformação digital que pode ocorrer nas empresas é mais profunda do que a mudança de ferramentas. É uma mudança de processos, é o repensar do modelo de negócio, é poder pensar na expansão do mesmo. Numa palavra? Adaptação.
As empresas que se tornam digitais têm a oportunidade de se tornarem mais competitivas, mais eficientes e mais inteligentes. Conseguem poupar custos, chegar ao cliente, reter talento, adaptar-se às crises e flutuações da economia mundial.
Rita Amaral, Millennial de Lisboa que Trabalha em Marketing na componente de Relações Externas, escreveu para a Make It Digital, algumas dicas sobre como utilizar o Online no seu negócio.
Utilize o digital para chegar a mais clientes.
Para alguém fazer uma venda, tem de encontrar um potencial cliente. E onde anda o seu cliente? Na Internet.
O foco das pessoas está no telemóvel. Todos os dias passamos mais de 5 horas por dia a ver redes sociais, a pesquisar produtos, a realizar compras online.
Assim, se o seu potencial cliente está mais agarrado ao telemóvel do que a olhar para a sua loja quando passeia na rua, é realmente determinante estar no digital.
A presença digital permite-lhe que conheçam a sua marca. Se alguém pesquisa por algo relacionado com o seu negócio, como poderão encontrar a sua oferta se não tem um website?
Assim, ter presença digital é poder criar atenção para a sua marca. Ao existir, poderá utilizar ferramentas para atrair mais brand awareness.
Utilize o digital para ter mais vendas
O Lead Generation é um sistema que lhe permite converter visitas no seu website em possíveis vendas.
Se tem um website, há que rentabilizá-lo e criar conteúdos para poder captar clientes. Não seria bom que muitas visitas no seu portal significasse e-mails a pedir propostas de venda? O seu cliente está à procura dos seus serviços. Ele encontra o seu site, mas não sabe como contactá-lo, como trata do serviço ou quanto cobra. Possivelmente, vai procurar outro.
Assim, para além de mostrar que está presente, tem de mostrar porque é o melhor. Tem de ter uma estratégia alinhada com a sua marca.
Utilize o digital para medir os seus investimentos
Sabemos bem que mais de 80% das empresas não sobrevive nos primeiros cinco anos. Muitos fatores são apresentados para estes números, como a falta de visão, a de estratégia ou de recursos.
O principal desafio nos primeiros cinco anos é, de facto, gerar cashflow. Ter vendas consecutivamente todos os meses de forma a pagar salários é o desafio que todas as empresas têm de conseguir superar se querem sobreviver para lá dos 5 anos.
Ter um processo totalmente digital permite-lhe saber exatamente para onde o seu dinheiro vai.
- Quer ter uma presença digital? O seu website tem custos de manutenção anuais fixos.
- Quer angariar clientes através de anúncios? As várias plataformas permitem-lhe perceber quanto está a gastar por lead e como otimizar o seu investimento.
- Quer ter a faturação em dia? Há softwares que ligam várias ferramentas numa só para a gestão mais eficiente de recursos.
- Quer comunicar por e-mail? Existem ferramentas de newsletter que podem nem cobrar pelo envio da mensagem.
Ao ser medível, pode ter um negócio offline e experimentar replicar o mesmo num meio online. Ao utilizar fórmulas de medição, poderá começar a sua transformação digital por alguns euros e ir investindo tempo e dinheiro ao longo dos resultados obtidos. Se preferir ter uma solução única que cria a sua empresa online em poucos momentos conheça o serviço XPRESS-MID.
Concluindo, fazer a passagem do offline para o online vai ajudar a sua empresa a ter mais clientes, a ter mais vendas e a gerir melhor os seus investimentos. Assim, transforme a sua empresa para ser mais competitiva através do digital.