Como utilizar o digital para o seu negócio.

 In mid-Academy

A digitalização está a ocorrer de forma rápida em várias empresas.  As novas tecnologias resumem a sociedade atualmente em que vivemos: a sociedade digital.

 

Tudo o que fazemos atualmente tem algum dispositivo, aplicação ou equipamento digital. É só pensarmos se vivemos sem telemóvel ou o que faríamos um dia sem wi-fi. No mundo empresarial, basta ver os crescentes exemplos de empresas que começam a adaptar os seus serviços para o digital. Nota-se que agora muitos serviços têm aplicações para que os seus clientes possam ter acesso aos seus serviços ou produtos através do mobile. Há também a preocupação de ter um website para dar maior credibilidade à empresa e para dizer “sim, eu existo no digital”.

 

Assim, surge a pergunta: porque devo estar online?

A presença online é determinante na era onde vivemos.

A transformação digital que pode ocorrer nas empresas é mais profunda do que a mudança de ferramentas. É uma mudança de processos, é o repensar do modelo de negócio, é poder pensar na expansão do mesmo. Numa palavra? Adaptação.

As empresas que se tornam digitais têm a oportunidade de se tornarem mais competitivas, mais eficientes e mais inteligentes. Conseguem poupar custos, chegar ao cliente, reter talento, adaptar-se às crises e flutuações da economia mundial.

 

Rita Amaral, Millennial de Lisboa que Trabalha em Marketing na componente de Relações Externas, escreveu para a Make It Digital,  algumas dicas sobre como utilizar o Online no seu negócio. 

 

  1. Utilize o digital para chegar a mais clientes.

Para alguém fazer uma venda, tem de encontrar um potencial cliente. E onde anda o seu cliente? Na Internet.

O foco das pessoas está no telemóvel. Todos os dias passamos mais de 5 horas por dia a ver redes sociais, a pesquisar produtos, a realizar compras online.

Assim, se o seu potencial cliente está mais agarrado ao telemóvel do que a olhar para a sua loja quando passeia na rua, é realmente determinante estar no digital.

A presença digital permite-lhe que conheçam a sua marca. Se alguém pesquisa por algo relacionado com o seu negócio, como poderão encontrar a sua oferta se não tem um website?

Assim, ter presença digital é poder criar atenção para a sua marca. Ao existir, poderá utilizar ferramentas para atrair mais brand awareness.

 

  1. Utilize o digital para ter mais vendas

 

O Lead Generation é um sistema que lhe permite converter visitas no seu website em possíveis vendas.

Se tem um website, há que rentabilizá-lo e criar conteúdos para poder captar clientes. Não seria bom que muitas visitas no seu portal significasse e-mails a pedir propostas de venda? O seu cliente está à procura dos seus serviços. Ele encontra o seu site, mas não sabe como contactá-lo, como trata do serviço ou quanto cobra. Possivelmente, vai procurar outro. 

Assim, para além de mostrar que está presente, tem de mostrar porque é o melhor. Tem de ter uma estratégia alinhada com a sua marca.

 

  1. Utilize o digital para medir os seus investimentos

Sabemos bem que mais de 80% das empresas não sobrevive nos primeiros cinco anos. Muitos fatores são apresentados para estes números, como a falta de visão, a de estratégia ou de recursos.

O principal desafio nos primeiros cinco anos é, de facto, gerar cashflow. Ter vendas consecutivamente todos os meses de forma a pagar salários é o desafio que todas as empresas têm de conseguir superar se querem sobreviver para lá dos 5 anos.

 

Ter um processo totalmente digital permite-lhe saber exatamente para onde o seu dinheiro vai.

  1. Quer ter uma presença digital? O seu website tem custos de manutenção anuais fixos.
  2. Quer angariar clientes através de anúncios? As várias plataformas permitem-lhe perceber quanto está a gastar por lead e como otimizar o seu investimento.
  3. Quer ter a faturação em dia? Há softwares que ligam várias ferramentas numa só para a gestão mais eficiente de recursos.
  4. Quer comunicar por e-mail? Existem ferramentas de newsletter que podem nem cobrar pelo envio da mensagem.

 

Ao ser medível, pode ter um negócio offline e experimentar replicar o mesmo num meio online. Ao utilizar fórmulas de medição, poderá começar a sua transformação digital por alguns euros e ir investindo tempo e dinheiro ao longo dos resultados obtidos. Se preferir ter uma solução única que cria a sua empresa online em poucos momentos conheça o serviço XPRESS-MID.

Concluindo, fazer a passagem do offline para o online vai ajudar a sua empresa a ter mais clientes, a ter mais vendas e a gerir melhor os seus investimentos. Assim, transforme a sua empresa para ser mais competitiva através do digital.

 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Abrir Chat
Podemos ajudar? Estamos no WhatsApp
Olá! Podemos ajudar? :)
Powered by