O posicionamento ideal nos motores de pesquisa

Primeiramente, é importante perceber que ter um website não é garantia suficiente para obter sucesso. Ou seja, se o website não estiver visível nos motores de pesquisa, os utilizadores não têm acesso ao mesmo.

É necessário definir estratégias, de forma a alcançar o melhor posicionamento possível, e consequentemente, destacar-se da concorrência.

O SEO significa Search Engine Optimization (otimização dos motores de pesquisa). Ou seja, são essencialmente, os resultados não pagos dos motores de pesquisa, que fazem o seu website estar visível no online. Para conseguir estar nas primeiras páginas, e com isso, ser uma das primeiras escolhas dos consumidores, é necessário que tenha alguns pontos em consideração. Dessa forma, poderá obter um maior número de leads, clientes, vendas e faturação.

 

A Make It Digital preparou 6 pontos essenciais do SEO:

 

  1. Qualidade do conteúdo

Os algoritmos dos motores de pesquisa dão elevada importância ao conteúdo que é publicado e transmitido aos leitores. Disponibilizar conteúdo de qualidade, especificamente sobre o conteúdo do seu website, poderá garantir-lhe credibilidade, não só para os leitores, mas também para os motores de pesquisa. Nesta fase, é importante definir o seu público e adaptar-se à linguagem do mesmo. Poderá criar uma identidade para os textos, para que os leitores possam reconhecer a sua marca pelo conteúdo que coloca. Seja objetivo e claro.

 

  1. Tamanho do texto

Produzir textos muito grandes, não irá, necessariamente, colocá-lo no topo da página. A verdade é que isso também depende muito do leitor, e do quanto ele estará disposto para ler o conteúdo, mesmo que seja um tema que lhe interesse. É importante sermos claros e objetivos. Não coloque informação que canse, que seja repetida ou que sirva apenas para alongar o texto. O texto deve ter o tamanho que o mesmo “merece”.

Segundo alguns estudos, o número ideal de palavras para um texto está entre 1.000 e 2.500.

 

  1. Title tag

Este é o título que o utilizador terá acesso ao aceder ao seu website. É neste título que é definido, para o utilizador, o grau de interesse do mesmo. Com isto, o título deve ser criativo, de forma a criar curiosidade ao utilizador, deve identificar vantagens para a leitura, e principalmente, deve conter a palavra-chave principal.

 

  1. Palavras-chave

As palavras-chave são definidas com base no seu negócio, e nos termos de pesquisa dos utilizadores. Ou seja, é importante fazer um bom uso das palavras-chave dentro do conteúdo do website. Fazer uma pesquisa sobre as palavras-chave mais utilizadas no mercado em atuação é essencial, porque assim poderás estar em primeiro quando os utilizadores pesquisam segundo esses termos populares.

 

  1. Meta description

A meta description é um código que tem como função informar o utilizador qual o conteúdo abordado na presente página, e com isso, incentivá-lo a lê-lo. Isto influencia em grande escala, a taxa de cliques do website. Por isso, é essencial ter em conta alguns pontos como: a utilização da palavra-chave principal do negócio; redigir um resumo do conteúdo de forma a segmentar o mesmo e incentivar o utilizador à leitura; não ultrapassar os 150 caracteres.

 

  1. Imagens

As imagens não são reconhecidas pelos motores de pesquisa, o que por isso, é necessário colocar algo que indique aos mesmos, o contexto e conteúdo da imagem. Isto é feito através do nome do arquivo (deve ser separado por hífen pois o google não lê espaços); o alt texto (explica ao motor de pesquisa o que é a imagem e ao utilizador, no caso de a imagem não aparecer); o tamanho da imagem (imagens pesadas podem prejudicar o carregamento da página); entre outros.

 

Estes são alguns pontos fundamentais para poder melhorar o seu posicionamento na pesquisa orgânica, e dessa forma, estar no topo e destacar-se da concorrência. A Make It Digital pode ajudá-lo!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Abrir Chat
Podemos ajudar? Estamos no WhatsApp
Olá! Podemos ajudar? :)
Powered by