Como criar um Logótipo

Um logótipo pretende diferenciar uma marca das outras entidades, nomeadamente dos seus concorrentes, com o objetivo de criar uma ligação que seja o mais coerente e consistente possível com os seus consumidores/clientes e potenciais consumidores/clientes.

 

A Make It Digital preparou 4 dicas que deve ter em conta na criação do logótipo da sua marca:

 

1. Antes de começar a construir, deve-se compreender a Concorrência!

Um logótipo pretende transmitir emoções e sensações. É importante perceber como funciona a concorrência para iniciarmos a sua construção. Antes de mais, defina quais as cores, formas e conceitos que são praticados no mercado e que melhor se adaptam à comunicação e imagem que pretende.

 

2. Inspirações

Procure inspirações em várias plataformas online, revistas e livros relacionados com a área. Lembre-se que informação e cultura nunca é demais, para além de que as tendências estão em constantemente mudança. 

 

3. Design e Construção

Procure sempre que o seu logótipo transmita a mensagem que a marca pretende que seja transmitida. Aplique os conceitos base de Design de tipografia, cor, forma e conceito.

 

4. Consenso entre a arte final e o cliente

Após a finalização da criação do logótipo, deve conseguir justificar sempre o que foi construído, da mesma forma que o porquê de o ter feito dessa forma. Design é uma ciência, não uma arte. Prepare uma apresentação que explique todo o conceito por detrás do logótipo para que o cliente perceba o porquê daquele grafismo, cor ou até tipografia.

 

Aqui estão algumas dicas que deve considerar quando quer criar a imagem da sua marca, ou até quando a pretende alterar e dinamizar. Nunca se esqueça que o logótipo da sua marca é aquilo que o acompanha para todo o lado e que estará sempre presente. Um logótipo deve marcar e ser facilmente identificado pelas pessoas. É desta forma que a sua marca se destaca!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.