Práticas para a programação de Newsletters
Em Marketing um dos formatos mais importantes é a famosa Newsletter – uma espécie de mini-site que divulga notícias, artigos, conteúdos e produtos.
Para um programador, é essencial que uma Newsletter funcione a cem por cento, tanto a nível de desktop como em mobile. Contudo, é também importante que a mesma seja adaptada ao vários e-mails existentes, sendo os mais conhecidos: GMAIL e OUTLOOK (hotmail).
Infelizmente, Outlook é a caixa de e-mails que origina mais problemas, devido às suas versões: 2003-20xx.
A Make It Digital organizou quatro Dicas MID para melhorar o seu desenvolvimento de Newsletters:
1. Tabelas
Usar tabelas continua a ser o método mais fiável para fazer a estrutura de uma Newsletter. Todas as caixas de e-mail interpretam tabelas de forma igual, ou seja, o risco da Newsletter desformatar nas várias caixas de e-mail, torna-se inexistente.
Com a estrutura feita vamos passar para o design.
2. CSS (Cascading Style Sheets)
Importar CSS não é suportado pelas caixas de e-mail e, por isso, aconselhamos a não utilizar. Como solução, poderá usar inline-CSS, ou seja, usar css dentro da própria tag de html.
Existem caixas de e-mail que utilizam o seu próprio estilo nos e-mails, o que em muitos casos queremos evitar que isso aconteça. O uso de ” !important ” força a caixa a usar o estilo que nós definimos.
Pode ver na imagem as duas soluções.
3. Media Queries
É vital que a sua Newsletter funcione em todos os dispositivos, seja desktop, tablet ou mobile. Com o uso de media queries, conseguimos definir a forma como a Newsletter se vai comportar em vários tamanhos de ecrã e dispositivo, por exemplo: aumentar o tamanho de texto e alterar a disposição de conteúdo.
4. Testar
Testar o código é imperativo, de forma a ter a certeza que todas as caixas de e-mail interpretam a Newsletter da mesma maneira.
Emailonacid.com é uma das melhores aplicações disponíveis para testar os vários dispositivos e diferentes tipos de caixas de e-mail.
Aqui estão presentes 4 Dicas de IT da Make It Digital que poderão ser úteis no desenvolvimento de Newsletters no seu website. Por isso, não perca mais tempo e contacte-nos para pormos em prática todos estes pontos, e muitos mais.