Como testar o comportamento dos websites em mobile

No desenvolvimento de um Website, atualmente, está envolvida uma preocupação enorme na visualização em dispositivos móveis, pois mesmo quando temos acesso a um website, via mobile, isso não indica que o mesmo está otimizado para tal.

Estima-se que neste momento 60% do tráfego de um website vem deste tipo de dispositivos, sendo que uma correta experiência de utilização poderá ser um fator crucial para o sucesso do mesmo.

Quando estamos a desenvolver websites temos à nossa disposição, através dos vários browsers que trabalhamos, ferramentas que permitem testar e simular o comportamento em mobile. Contudo, ao serem, no fundo, simuladores, existem sempre alguns pormenores apenas visíveis nos dispositivos propriamente ditos.

 

A Make It Digital organizou cinco Dicas MID para melhorar a acessibilidade dos websites em mobile:

 

  1. Rapidez

Os utilizadores que pesquisam através de dispositivos móveis, por norma, têm menos tempo para visualizar um website, ou seja, é necessário que o mesmo carregue rapidamente, oferecendo ao utilizador conteúdo de visualização fácil e informação acessível. Evite que um utilizador entre no seu website, através de um dispositivo móvel e saia de imediato devido ao carregamento lento do website.

 

  1. Visibilidade

O conteúdo deve caber dentro da tela do dispositivo, da mesma forma que o texto deve ser legível, sem a necessidade de recorrer ao zoom.

A utilização de cores também é um fator a ter em conta na visibilidade, isto é, deve haver um contraste entre o fundo e a letra, de forma a poder ser lido com facilidade. Os botões ou call-to-actions também devem ser destacados do fundo, devendo ter uma cor com maior destaque do mesmo.

 

  1. Conversões

A compra ou o preenchimento de um formulário, entre outros, é um dos focos do seu website, por isso, deve ser facilitado. Por exemplo, no texto de contacto, pode colocar um link que remete os utilizadores ao contacto, seja por chamada ou por email. Isto permite que os utilizadores percam pouco tempo para chegar até si e aumenta as probabilidades de ganhar um possível cliente. Na compra, foque-se nos detalhes do produto, nos títulos e fotografias de qualidade, entre outras, e paralelamente, coloque um botão chamativo para levar as pessoas a adicionar ao carrinho de forma quase espontânea.

 

  1. Localização

Um dos principais motivos pelos quais os utilizadores preferem o acesso a um website através de um dispositivo móvel, mais especificamente, um telemóvel, é pela facilidade de acesso a um mapa. Ou seja, a morada colocada num website deve conter um link que leve os utilizadores até uma aplicação de mapas, onde terá de imediato acesso à morada e aos detalhes de direção, desde o local onde se encontra até a essa mesma morada.

 

  1. Facilidade de utilização

Sendo os dispositivos móveis, objetos que funcionam, na sua maioria, através de touchscreen, a utilização do website deve ser facilitada para os dedos. Isto é, devemos ter em conta o tamanho dos botões ou links, para podermos reduzir os cliques acidentais.

 

 

Após estas dicas é importante testar o website ao detalhe, nos diferentes dispositivos e softwares, e para isso, utilizamos esta ferramenta: www.appetize.io

Esta, permite testar, de forma muito real, o comportamento do nosso site em Iphones de diversas versões, e também em Android.

 

Aqui estão presentes apenas 5 Dicas da Make It Digital que poderão ser úteis na otimização de mobile, no seu website. Por isso, não perca mais tempo e contacte-nos para pormos em prática todas estes pontos, e muitos mais.

 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Abrir Whatsapp
Podemos ajudar? Deixe-nos uma mensagem
Olá, podemos ajudar? :)
Powered by