Quais os benefícios de ter um Chatbot?
Os chatbots começaram a ser pensados na década de 1950, pelo Alan Turing. Desde então já era discutido a possibilidade de existir um robô que comunicasse com um ser humano. Atualmente, desde 2011, começaram a ser criados diferentes chatbots, ainda mais inteligentes e competentes, no que diz respeito à relação com os utilizadores.
A origem da palavra deriva de chatterbot (“chatter” significa falador; “bot” significa “robô”). Este software é definido como um simulador de diálogo humano. O maior desafio a ser ultrapassado passa por responder às questões colocadas pelos utilizadores, de uma forma clara e objetiva, fazendo o utilizador pensar que está, realmente, a conversar com uma pessoa.
A Make It Digital preparou um conjunto de benefícios que demonstram a necessidade e a produtividade de um chatbot.
Acessibilidade no atendimento.
A verdade é que ninguém gosta de esperar para ser atendido, independentemente de ser num local físico, por chamada, ou até mesmo por chat. O chatbot tem a capacidade de realizar vários e diferentes atendimentos, em pouco tempo. O atendimento por norma é claro, interativo e prático, o que permite uma compreensão fácil pelo utilizador.
Distinção no serviço.
A inteligência artificial dos chatbots permite inovação, o que não acontecia no passado, pois as pessoas estavam limitadas à personalização através do atendimento físico, por telefone ou email.
Essa inovação está, no entanto, restringida ao mercado em questão.
Atualmente, através do chatbot já é possível vender produtos e serviços, assim como enviar lembretes ou apresentar saldos e formas de pagamento.
Aumento de leads.
Em cada atendimento realizado pelo chatbot, existe uma maior oportunidade de gerar leads qualificadas. Isto porque, o chatbot consegue segmentar o público, através das perguntas que faz ao utilizador no desenrolar do próprio diálogo.
O chatbot tem a capacidade de armazenar dados dos utilizadores, e por isso, futuramente consegue dialogar novamente com o cliente e até, oferecer-lhe produtos ou serviços dos quais já comprou semelhantes ou teve interesse, anteriormente.
Relacionamento com o cliente.
O chatbot não faz distinção de raça ou de género e presta sempre um atendimento coerente e cordial. Desta forma, o utilizador acaba por vivenciar uma experiência que o agrada (geralmente). A exigência do ser humano, cada vez mais, requer simplicidade. Ou seja, as pessoas procuram soluções simples e práticas para os problemas. Os chatbots oferecem isso mesmo, para além de que proporcionarem a melhor experiência ao utilizador.
Poupar nos recursos.
Esta é uma das melhores vantagens do chatbot, isto porque o mesmo permite uma redução de custos.
O chatbot realiza diversas funções ao mesmo tempo, o que não aconteceria se as funções fossem realizadas por seres humanos, da mesma forma que o tempo levado para as realizar é muito menor, o que permite uma proatividade muito mais elevada. A implementação do chatbot, apesar de necessitar de investimento, permite uma redução de percentagem de erros e permite lucros a longo prazo.
Estas 5 Dicas da Make It Digital mostraram-lhe a importância de um chatbot no seu negócio? Não perca mais tempo e contacte-nos para pormos em prática e tornarmos a sua comunicação muito mais produtiva.