5 Dicas sobre como ter sucesso nesta Black Friday

A Black Friday (sexta-feira negra) é, todos os anos, um dos momentos mais esperados. É nesta altura que lojas físicas e online lançam descontos altos. Neste mês de novembro não se fala de outro assunto, e o volume de vendas das lojas tende a baixar, pois todos aguardam pela grande época, que ocorre por noma a fins de novembro. É nesta altura que, para além de ser uma tradição que começou nos Estados Unidos, as pessoas aproveitam para comprar prendas de Natal ou até, comprar produtos/serviços de preços mais elevados.

Neste momento, interessa a qualquer marca ter a melhor presença possível, para além de, alertar previamente os consumidores para o grande “evento”.

Existe um conjunto de práticas que devem ser utilizadas neste tipo de situações, contudo, preparamos 5 Dicas MID que poderão ajudar qualquer marca a ter sucesso:

 

  1. Planear, previamente, as ofertas e a divulgação a pôr em prática.

É importante, com algum tempo de antecedência, começar a preparar internamente, quais os produtos/serviços que vão ter descontos ou promoções; se a promoção feita será a nível global da marca ou se haverá promoções diferentes para cada tipo de produto/serviço; quais os preços que serão definidos; entre outros.

Para além disso, é essencial perceber como será feita a divulgação do evento que todos estão à espera, ou seja: na loja física deve definir que elementos pretende colocar nas montras; como quer apresentar os produtos/serviços que têm um preço individual; onde vai divulgar as promoções; entre outros.

A nível do online, é necessário definir como será feito o marketing digital: publicações nas diferentes redes sociais (se for o caso); publicações patrocinadas; campanhas nas redes sociais; campanhas Google Ads; email marketing; SMS marketing; entre outros.

 

  1. Segmentar as campanhas

É aqui que aproveitamos para segmentar o nosso público-alvo, e os produtos que mais queremos vender.

Segmente ainda mais o seu público-alvo. Se quer vender produtos para crianças, por exemplo, procure de forma ainda mais segmentada, mães e pais. Segmente a idade, segmente em caso disso, o género, segmente os preços também. Aliás, no Website pode colocar na zona de “artigos em campanha” um filtro em que segmenta os produtos por preço. Isto é uma excelente forma dos consumidores encontrarem aquilo que realmente procuram mais rapidamente.

No que diz respeito aos produtos, sabe aqueles produtos que por norma, durante o ano, têm uma % baixa de venda? Ou aqueles que, devido aos preços, são muito procurados, mas a venda não se concretiza? Aqui está a sua oportunidade. Não se preocupe tanto com os produtos/artigos best sellers, porque esse já vende todo o ano.

 

  1. Faça campanhas específicas

Por exemplo, no Google Ads ou no Facebook/Instagram, não procure apenas aumentar o custo diário, ou o Custo por Clique. As pessoas não vão procurar os seus anúncios genéricos.

Faça campanhas com títulos e descrições específicas para essa época, algo que os consumidores ao lerem o título fiquem tentados a carregarem no anúncio. Uma atenção redobrada aos links, de forma a que quando o consumidor clicar, vá parar diretamente à landing page das promoções.

Faça campanhas para aqueles que foram ao seu site nos últimos 3 meses, vejam anúncios da Black Friday nesta altura, de forma a incentivá-los a comprar aquele produto/serviço que tanto gostaram.

Seja forte contra a concorrência. Faça com que os consumidores que foram a concorrentes seus, vejam anúncios da sua marca. Não fique para trás.

Se preferir fazer campanhas sobre produtos/serviços específicos tenha atenção redobrada ao segmento do público-alvo e aos links. Não faça os consumidores clicarem e irem parar à página geral da promoção. Leve-os diretamente ao produto.

Procure fazer as campanhas, como algum tempo de antecedência, pelos menos 2 semanas antes.

 

  1. Não se esqueça do Email Marketing.

Se a sua marca é conhecida pelas Newsletters, então é nesta altura que deve usar e abusar disso. Se possui uma base de dados estável e com pouca taxa de rejeição, então é por aqui que pode começar a divulgar a Black Friday. Seja o primeiro, e na altura, volte a lembrar. No que toca a descontos, os consumidores desejam receber lembretes, de forma a não se esquecerem do que precisam e querem comprar.

Faça uma Newsletter que seja dinâmica, chamativa e compreensível. Procure no assunto do Email, colocar um título que refira a Black Friday, mas não diretamente os descontos, porque poderá levar a que o público não abra.

Trate o consumidor pelo próprio nome no Email, e faça-o sentir-se especial porque se ter lembrado dele numa altura tão importante.

Crie um Call-to-Action que, numa primeira fase, leve os consumidores ao website, para rever os produtos/artigos. Posteriormente, coloque um que leve os mesmos diretamente para as promoções e possíveis compras.

 

  1. Preparar o Website.

Em alturas de grande tráfego num website, é habitual que haja subcarga de servidores, e com isso, os consumidores poderão perder os artigos que colocaram no carrinho de compras, ou até nem sequer querer voltar ao website com medo que aconteça novamente.

Nesta fase é essencial que o seu website funcione a 100%, e que não aconteçam erros como: o carregamento da página ser demorado; produtos/serviços sem imagem ou descrição; preços mal colocados; carrinho de compras sem funcionar; problemas no pagamento; entre outros.

 

Para além destas dicas, lembre-se que a Black Friday não é para si, mas para os seus consumidores. Faça deste evento o seu sucesso e o deles.

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